quinta-feira, 16 de abril de 2009

Caracterização do Voleibol

O voleibol é um jogo colectivo praticado por duas equipas, cada uma composta por seis jogadores efectivos e, no máximo, seis suplentes, podendo um destes desempenhar a função de “libero”.
O voleibol diferencia-se pelo confronto indirecto entre os adversários, pois, durante o encontro, cada equipa permanece no seu meio-campo. Orientando-se por uma estrutura cíclica de acções, desde o gesto que inicia o jogo (serviço) até à acção defensiva (recepção do serviço) que é o primeiro gesto de ataque.
O jogo realiza-se num campo rectangular, com a dimensão de 18x9 metros, com uma rede no meio a uma altura variável conforme o sexo e categoria (exemplo dos seniores e juniores: masculinos – 2,43m; femininos – 2,24m).
O objectivo do jogo é enviar a bola por cima da rede para o campo do adversário, fazendo com que caia neste, e evitar que caia no da própria, no cumprimento do regulamento específico.
Não há tempo de jogo definido e ganha um jogo a primeira equipa que conseguir vencer três “sets”. Ganha um “set” a primeira equipa que chegar aos 25 pontos, com dois pontos de vantagem. Em caso de empate em “sets”, a 2-2, o quinto parcial é disputado só até aos 15 pontos, sendo aqui também necessária a diferença de dois pontos. Em ambos os casos não existe limite pontual, caso a vantagem de dois pontos não se verifique.
Um encontro é dirigido por uma equipa de arbitragem constituída por um árbitro (principal), um 2º árbitro, quatro juízes de linha e um marcador.



Sem comentários: